- Nos gostamos de
futebol, os norte-americanos tem mania de jogos.
Nos EUA, quando o inverno é rigoroso e não vale
a pena sair de casa, eles apanham o tabuleiro, os
dados, as cartas e reúnem-se em v olta da mesa
para jogar. - Na década de 70, quando os
videogames eram pré-históricos, a febre entre
os jogadores eram os "wargames" - jogos
de estratégia
com dados e miniaturas. Jogando sobre um
tabuleiro ou maquete (um cenário em miniatura,
com pequenas casas, árvores, florestas...), cada
jogador comandava tropas e tentava tomar
territórios, derrotar exercítos e conquistar o
mundo. Amigos jogavam wargames nos
fins-de-semana, era uma tradição. - Bem existe uma lenda que em
um desses grupos de amigos que adoravam jogar
wargames. Além de jogar eles gostavam de contar
novidades, discutiam sobre as regras e até
inventavam seus próprios jogos. Um dia, um
desses jogadores contruiu uma maquete de um
castelo, perfeita com todos os seus detalhes! O
grande arquiteto propos um desfio a seus dois
amigos para um jogo de estratégia medieval: o
obejetivo era comandar um exercíto na tentativa
de invadir a fortaleza. - A grande batalha durou horas
e nenhum invasor conseguil ultrapassar as defesas
do castelo. Os exercítos eram poderosos, mas o
defensor do castelo era um grande estrategista e
fez com que a invasão fosse quase impossivel.
Quando o jogador defensor estava prestes a
anunciar sua vitória, um de seus amigos disse: - -Ok, meus exécitos não
conseguem derrubar suas defesas, mas UM de meus
melhores guerreiros encontrou uma caverna que
leva ao interior, sendo assim consigo invadir o
castelo! - -Então - respondeu o
defensor do castelo-, na próxima semana, vamos
fazer uma jornada de seu guerreiro através dos
túneis do castelo. - Os dois amigos olharam
assustados para o terceiro, pois isso era
novidade para eles - jogadores de wargames
comandam exrecítos inteiros com várias tropas
não apenas UM guerreiro. Isso era novidade. - Na semana seguinte, os dois
invasores voltaram para ver o que seu adversário
preparou. Ele construiu uma maquete de uma
caverna,, com túneis que ligavam a masmorra do
castelo. ("dungeon", em inglés). - Esses túneis eram infestados
por criaturas como orcs, goblins, ogres. Assim,
em vez de lidar com tropas os jogadores tiveram
que lidar com apenas um guerreiro para superar os
obstáculos. É claro que o guerreiro não
conseguiu entrar, mas mesmo assim os três amigos
adoraram e resolveram jogar mais veses aquele
wargame onde apenas um herói, com habilidades
especiais, tentava vencer um labirinto infestado
de monstros e armadilhas - ou dungeon, como esses
lugares eram conhecidos. - O tempo se passou e novos
elementos foram surgindo e acrescentados ao jogo.
Em vez de apenas um herói agora era um grupo de
aventureiros diferentes - um para cada jogador.
Além do tradicional guerreiro surgiram o
ladrão, o mago, o elfo, clérigos e muitos
outros, juntos eles desafiavam as estratagemas do
mestre da masmorra. - E assim como os aventureiros
ficavam cada vez mais variados, o mestre tinha a
disposisão mais criaturas. Surgiram vermes de
carniça, monstros-ferrugem, lobos-medonhos,
mantícoras, lagartos gigantes... todo tipo de
horror rastejante para lutar contra os heróis. E
entre eles o mais perigoso de todos os DRAGÕES. - Assim surgiu em 1974,
inventado por Gary Gygax e Dave Arnenson (os doi
invasores), o jogo Dungeon & Dragons. - Um novo jogo
- Embora nascido do
wargame, Dungeon & Dragons era um tipo dejogo
diferente: um RPG. A sigla RPG vem de RolePlaying
Game, e signefica "jogo de interpretação
de personagens". No RPG diferente de um
wargame o jogador além de controlar o personagem
no tabuleiro, ele o interpreta como se fosse um
ator. - Mas esse lado teatral demorou
para aflorar, no inicio o D&D ou Dungeon
& Dragons era pura estratégia e quase sempre
com o mesmo tema: um grupo de aventureiros que
exploram cavernas, ruínas, castelos e outros
lugares perigosos, com o objetivo de derrotar
monstro e encontrar tesouros... Cada herói tem
seus próprios poderes: o guerreiro luta melhor,
o mago usa feitiços, o clérigo poderes de cura
e proteção, o ladrão sabe escalar, arrombar
fechaduras, achar armadilhas... juntos, como um
time, o grupo tem maiores chances de vencer os
monstros do Dungeon Master (Mestre de jogo). - O jogo tornou-se mais popular
aqui no Brazil através do clássico Caverna
do Dragão: Hank, Diana, Bob, Erik,
Presto e Sheyla, um grupo de garotos usando armas
mágicas, sobre a orientação dos mestre dos
magos (que originalmente chamava-se Dungeon
Master). - Com o tempo surgiram novos
RPGs. O próprio D&D evoluiu e viroi
AD&D, Advanced Dungeon & Dragons, hoje em
dia o RPG mais jogado no mundo. Além de jogos de
masmorras e dragões existem o GURPS, que aceita
qualquer tema, desde ficção cientifica até
horror e super-hérois; Vampiro a Máscara, um
sofisticado tipo de horror gótico; Lobisomen,
Mago, Arkanum, 3D&T (o mais indicado para
iniciantes com regras faceis de se compreender) e
muitos outros.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
uma boa historia rpg
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