segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

uma boa historia rpg

Nos gostamos de

futebol, os norte-americanos tem mania de jogos.

Nos EUA, quando o inverno é rigoroso e não vale

a pena sair de casa, eles apanham o tabuleiro, os

dados, as cartas e reúnem-se em v olta da mesa

para jogar.
Na década de 70, quando os

videogames eram pré-históricos, a febre entre

os jogadores eram os "wargames" - jogos

de
estratégia

com dados e miniaturas. Jogando sobre um

tabuleiro ou maquete (um cenário em miniatura,

com pequenas casas, árvores, florestas...), cada

jogador comandava tropas e tentava tomar

territórios, derrotar exercítos e conquistar o

mundo. Amigos jogavam wargames nos

fins-de-semana, era uma tradição.
Bem existe uma lenda que em

um desses grupos de amigos que adoravam jogar

wargames. Além de jogar eles gostavam de contar

novidades, discutiam sobre as regras e até

inventavam seus próprios jogos. Um dia, um

desses jogadores contruiu uma maquete de um

castelo, perfeita com todos os seus detalhes! O

grande arquiteto propos um desfio a seus dois

amigos para um jogo de estratégia medieval: o

obejetivo era comandar um exercíto na tentativa

de invadir a fortaleza.
A grande batalha durou horas

e nenhum invasor conseguil ultrapassar as defesas

do castelo. Os exercítos eram poderosos, mas o

defensor do castelo era um grande estrategista e

fez com que a invasão fosse quase impossivel.

Quando o jogador defensor estava prestes a

anunciar sua vitória, um de seus amigos disse:
-Ok, meus exécitos não

conseguem derrubar suas defesas, mas UM de meus

melhores guerreiros encontrou uma caverna que

leva ao interior, sendo assim consigo invadir o

castelo!
-Então - respondeu o

defensor do castelo-, na próxima semana, vamos

fazer uma jornada de seu guerreiro através dos

túneis do castelo.
Os dois amigos olharam

assustados para o terceiro, pois isso era

novidade para eles - jogadores de wargames

comandam exrecítos inteiros com várias tropas

não apenas UM guerreiro. Isso era novidade.
Na semana seguinte, os dois

invasores voltaram para ver o que seu adversário

preparou. Ele construiu uma maquete de uma

caverna,, com túneis que ligavam a masmorra do

castelo. ("dungeon", em inglés).
Esses túneis eram infestados

por criaturas como orcs, goblins, ogres. Assim,

em vez de lidar com tropas os jogadores tiveram

que lidar com apenas um guerreiro para superar os

obstáculos. É claro que o guerreiro não

conseguiu entrar, mas mesmo assim os três amigos

adoraram e resolveram jogar mais veses aquele

wargame onde apenas um herói, com habilidades

especiais, tentava vencer um labirinto infestado

de monstros e armadilhas - ou dungeon, como esses

lugares eram conhecidos.
O tempo se passou e novos

elementos foram surgindo e acrescentados ao jogo.

Em vez de apenas um herói agora era um grupo de

aventureiros diferentes - um para cada jogador.

Além do tradicional guerreiro surgiram o

ladrão, o mago, o elfo, clérigos e muitos

outros, juntos eles desafiavam as estratagemas do

mestre da masmorra.
E assim como os aventureiros

ficavam cada vez mais variados, o mestre tinha a

disposisão mais criaturas. Surgiram vermes de

carniça, monstros-ferrugem, lobos-medonhos,

mantícoras, lagartos gigantes... todo tipo de

horror rastejante para lutar contra os heróis. E

entre eles o mais perigoso de todos os DRAGÕES.
Assim surgiu em 1974,

inventado por Gary Gygax e Dave Arnenson (os doi

invasores), o jogo Dungeon & Dragons.
Um novo jogo
Embora nascido do

wargame, Dungeon & Dragons era um tipo dejogo

diferente: um RPG. A sigla RPG vem de RolePlaying

Game, e signefica "jogo de interpretação

de personagens". No RPG diferente de um

wargame o jogador além de controlar o
personagem

no tabuleiro, ele o interpreta como se fosse um

ator.
Mas esse lado teatral demorou

para aflorar, no inicio o D&D ou Dungeon

& Dragons era pura estratégia e quase sempre

com o mesmo tema: um grupo de aventureiros que

exploram cavernas, ruínas, castelos e outros

lugares perigosos, com o objetivo de derrotar

monstro e encontrar tesouros... Cada herói tem

seus próprios poderes: o guerreiro luta melhor,

o mago usa feitiços, o clérigo poderes de cura

e proteção, o ladrão sabe escalar, arrombar

fechaduras, achar armadilhas... juntos, como um

time, o grupo tem maiores chances de vencer os

monstros do Dungeon Master (Mestre de jogo).
O jogo tornou-se mais popular

aqui no Brazil através do clássico Caverna

do Dragão
: Hank, Diana, Bob, Erik,

Presto e Sheyla, um grupo de garotos usando armas

mágicas, sobre a orientação dos mestre dos

magos (que originalmente chamava-se Dungeon

Master).
Com o tempo surgiram novos

RPGs. O próprio D&D evoluiu e viroi

AD&D, Advanced Dungeon & Dragons, hoje em

dia o RPG mais jogado no mundo. Além de jogos de

masmorras e dragões existem o GURPS, que aceita

qualquer tema, desde ficção cientifica até

horror e super-hérois; Vampiro a Máscara, um

sofisticado tipo de horror gótico; Lobisomen,

Mago, Arkanum, 3D&T (o mais indicado para

iniciantes com regras faceis de se compreender) e

muitos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário